quarta-feira, 29 de outubro de 2008

O tal sifão!!!

Nunca imaginei que esse tal sifão fosse tão complicado!
Bom, na verdade, nunca imaginei que compraria um sifão na minha vida! rsrs
A saga começa quando tive a brilhante idéia de trocar os sifões de casa, pois lá são aqueles de plástico e já estavam começando a rachar (fora o cheiro que estava dando).
Fui até uma loja de material de construção é fiquei abismado com a diversidade de sifões que existe!!! Tem de plástico com copo, com cano rígido ou sanfonado, tem de plástico apenas o cano sanfonado, tem de metal com copo, tem estilo envelhecido, com detalhes em dourado, com emblemas... enfim, pra vários gostos!
Decidi que compraria os de metais (aparentemente eram mais higiênicos - pelo menos pra mim, um leigo no assunto). Comprei 3: um pra pia da cozinha e dois pros banheiros.
Chegando em casa já fui logo tentando ver como instalar. Resolvi começar pela cozinha: montei o sifão, coloquei as borrachas e fui medir... E aí comecei a não me entender com esse tal sifão! rs
Já tive que tirar a prateleira do gabinete da pia pra caber o copo do sifão...
Retiarada a prateleira, encostei o tal sifão na parede... até que a boca do copo ficava exatamente embaixo do ralo da pia... mas o problema era: o copo estava MUITO abaixo do ralo da pia... hahahaha!
Depois de muitas pesquisas em sites, bibliotecas, enciclopédias Barça e manuais de usuários, descobri que vende-se prolongadores para o sifão! (Que benção!!! rs)
Retirei o "pescoço" do tal sifão e fui em lojas a procura de um "pescoção". Mais uma saga, mas enfim, encontrei!
Medi de novo e agora sim!!! Mas ainda falta serrar o "pescoção" pq agora tá sobrando...rs

Vamos para o banheiro!
Mandei fazer um novo gabinete, comprei a cuba e o mármore! Ficou show... porém, o buraco da parede de onde sai o tal sifão não está na mesma reta que o ralo da cuba (eu tinha comprado o sifão de metal, lembram?). Tudo bem... nem fiquei tão chateado assim pq o gabinete e a cuba ficaram como eu queria... sifão eu compro outro! E lá fui!
Comprei um de plástico... ele tem o copinho e o cano é sanfonado e flexível.
"Com isso vou conseguir fazer a curva pra encaixar no ralo da cuba", pensei. Cheguei em casa, e mais uma vez, corri pra medir... A tão esperada curva o cano fez, porém ele não tem tamanho suficiente pra alcançar o buraco na parede... hahahahaha!

Já entendi... esse negócio de sifão é na base da "tentativa e erro"

Tenho o outro banheiro ainda... mas como vou mudar o mármore e a cuba dele, resolvi nem tentar ainda... kkkk!

Ah... fora tudo isso, tem mais um detalhe: os canos dos sifões ficam frouxos no encaixe com o cano na parede... hahahaa... e olha q comprei os tamanhos corretos pra pia da cozinha e pia do banheiro... E agora? Como fazer? Enrolar o cano com borracha? Silicone?

Esse é um assunto que relatarei nos próximos posts!

E vamo que vamoooo!

20 comentários:

  1. Caro Colega,

    Trabalho no marketing da Esteves, empresa líder no segmento de sifões. Caso não tenha solucionado seu problema entre em contato.

    Sem mais,
    Tiago Agra
    0800559197

    ResponderExcluir
  2. Olha se o problema é isolar fita isolante é a soluçao se não não sei.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk................

    ResponderExcluir
  3. Estou exatamente enfrentando um problema com o sifão da pia da cozinha.
    Anos atrás comprei o modelo sanfona e liguei no cano, como tive o problema de ajuste mesmo com o cano extra, não tive dúvidas...taquei durepox!"!! he he he
    Agora é que vou ter que trocar de novo porque tá vazando muito, estou avaliando qual o melhor pra trocar .

    ResponderExcluir
  4. Na minha cozinha, eu vedei com silicone e "Silver tape"... Faz uns 2 anos e até agora não vazou mais...

    ResponderExcluir
  5. Amei seu blog.. Acabei de destruir minha pia... amanhã vou comprar o cano com sifão e vou instalar... kkkk mas já vou preparada com suas dicas... Bjs

    ResponderExcluir
  6. Presta atenção: teu relato serviu pra eu ter esperanças a respeito dos serviços mal prestados da construtora da qual adquiri meu ap. Além de não colocarem ralos nas varandas e sacadas, fizeram serviço porco nos banheiros e, apesar de novíssimos em folha, fedem pra caramba! Nesse momento descubro teu blog, e volto a crêr que algo mais digno existe, que os tais benditos sifões!! Parabéns pelo bom humor!!

    ResponderExcluir
  7. Uma boa dica para fazer na hora de trocar os sifões é primeiramente medir qual a distancia onde ficará o sifão e a instalação na parede e na pia. Depois de medir a distancia, pesquise qual o melhor modelo para atender a necessidade de sua instalação.
    Daniel, em qualquer instalação hidráulica, para que não haja vazamento em nenhum cano é necessária a utilização de veda rosca. Ele impede a passagem de agua pelas conexões com rosca como é a dos sifões.

    rkdoabreu@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Problemas com sifão?

    Ligue na Esteves e tirem suas dúvidas, a empresa é líder e especialista no assunto.

    ResponderExcluir
  9. eu digitei "como colocar uma pia de cozinha" e apareceu seu blog.... enfim... se vc teve dificuldade sendo um macho alfa...imagina eu q vou um simples exemplar do sexo feminino....
    o pessoal do tampo vai lá amanhã no meu ap... que deus me proteja....obrigada pelas dicas!!
    bj!
    Agatha

    ResponderExcluir
  10. Pois é Agatha! Na época eu sofri... mas aprendi que: na dúvida, fique com o sifão flexível... o basicão mesmo! hahahaha! Se quiser do outro, aquele cromado, bonito, planeje bem a colocação da pia e armário com a saída do encanamento... senão, não rola...rs! Bjo e valeu pelsa visita e comentário!

    ResponderExcluir
  11. É, tem muita dica legal, mas eu ainda fiquei com uma dúvida...Amanhã vou colocar o sifão do tanque e não quero fazer feio, afinal, ela confiou totalmente a instalação do tanque a mim.
    Detalhe: Fui eu mesma que fiz os pezinhos, chapisquei, reboquei...minha dúvida é se encaixo a saída do sifão por dentro ou por fora e se devo colar ou só encaixar.

    ResponderExcluir
  12. Olá Anonimo!
    Então... no caso vc deve encaixar o ralo por dentro do tanque (a rosca vai fica no buraco por fora) e aí por baixo vc encaixa (rosqueia) o sifão. Sempre é bom passar um silicone em volta da rosca depois de rosqueado pra vedar legal. E aí? Vai instalar o flexível ou o outro? Valeu pela visita e comentário!

    ResponderExcluir
  13. OI O MEU PROBLEMA AINDA E PIOR, ESTOU TROCANDO A BANCADA E CUBA DA COZINHA, COMO O SIFAO (DE COPO) E CANO SAO DE METAL E ESTAO NOVOS! GOSTARIA DE APRVEITA-LOS. SO QUE O PEDREIRO ME INFORMOU QUE A MINHA VALVULA E SIFAO SAO DE 2".
    SOCORRO NINGUEM SABE NINGUEM VIU CUBA COM O "BURACO" DE 2". SO ENCONTRO 3,5" , 4,5".
    ALGUEM ME AJUDA, QUERO MANDAR FAZER MINHA LINDA BANCADA E NAO ACHO A CUBA P/ APROVEITAR O SIFAO Q JA TENHO.
    PERGUNTO O SIFAO TEM Q SE DO TAMNHA DO BURAQUINHO DA CUBA!?!

    ResponderExcluir
  14. Oi Anônimo... será q não da pra achar um ralo que seja do tamanho da cuba, mas com a valvula menor, do tamanho do seu sifão? Ou fazer alguma adaptação? Nenhuma casa de material de construção soube te ajudar nisso? Boa sorte e depois nos informe se conseguiu!!! Abraços!!!

    ResponderExcluir
  15. Só uma coisa que não foi falada, a junção do sifão com o cano de esgoto, que o próprio daniel disse que ficava frouxo, vai uma pecinha de borracha chamada o'ring que você coloca num sulco que o cano de esgoto possui passa vaselina (ou detergente que não resseca) e encaixa o sifão.
    Estou tendo problema justamente com isso agora, pois o o'ring escapa e nunca fica no lugar que deveria.

    ResponderExcluir
  16. Putz Rafael, eu cheguei a descobrir esse ring.... mas tá dificil encaixar o cano. Não rola... será que com o tal da vaselina o cano do sifão entra??? vai ser minha próxima saga... meu marido fez força mas nem assim encaixou com detergente...

    ResponderExcluir
  17. Eita, até me assustei agora...pensei q fosse mais simples, to indo agora comprar um tal sifão pra pia da minha cozinha..já sei q de metal então não é uma boa opção. Bom, mas eu sou uma mulher inteligente, vou conseguir!!!! O meu sifão quebrou ontem, aparentemente tinha uma rachadura e qnd fui checar acabei de quebrar, metade do negocio saiu na minha mão,ou seja, já devia estar podre...

    Bjos e boa sorte ai com as suas coisas!

    ResponderExcluir
  18. Post muito interessante.
    Alguem saberia me dizer qual a distância máxima possível para usar um sifão sanfonado entre a saída da cuba e a do esgoto? tô trocando de pia e a cuba vai mudar de lugar e essa distância deverá ficar + ou - uns 40 cms. Gostaria de saber se o sifão sanfonado dá certo nessa medida. Obrigada
    Luci

    ResponderExcluir
  19. Eu to com esse problema, pior, fiz todo o projeto do meu banheiro contando que ia colocar um sifão bonito de metal, pois vai ficar aparente.. e só depois que ficou pronto eu descobri que vou ter que colocar aquele horroroso sanfonado. Quero me matar..

    ResponderExcluir